JATOBÁ: A MUDANÇA JÁ COMEÇOU
Não é mais surpresa para ninguém os indicativos que vêm de Jatobá sobre o desgaste da atual gestão e o forte sentimento de mudança que paira em todo o município.
Depois de uma recente pesquisa divulgada, na qual o pré-candidato a prefeito Léo do Banco já aparece na frente do prefeito Robertinho, agora foi a vez das eleições para o Conselho Tutelar que, mesmo sem ter esse objetivo explícito, torna-se cada vez mais uma prévia das eleições municipais de 2024. Pela primeira vez em Jatobá, os candidatos mais votados não são “aliados” do prefeito. Dos cinco eleitos:
Laiane – 450 votos;
Jackson – 342 votos;
João Victor – 328 votos;
Jean – 326 votos;
Francilene – 259 votos.
No confronto entre oposição e situação dos eleitos, a oposição obteve 1081 votos (Laiane, Jackson e Francilene) contra 654 da situação (João Victor e Jean).
Não é surpreendente esse comportamento da população, afinal, o município de Jatobá enfrentou uma diminuição em sua população de 12%, com 56,8% dos seus habitantes recebendo menos de meio salário mínimo. Seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é de 4,4, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de apenas 0,561, e apenas 30% dos moradores têm acesso a serviços de esgoto.
Talvez seja o desejo de superar os problemas decorrentes de uma gestão catastrófica que esteja impulsionando todos esses sinais de mudança.
Aguardemos…