São Luís registra queda de 68% em casos de zika e chikungunya, diz Prefeitura
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), São Luís registrou uma redução de aproximadamente 60% nos casos de dengue e 68% de zika vírus e chikungunya entre janeiro e setembro de 2018 em comparação com o ano passado.
Foram notificados 481 casos de dengue em São Luís, sendo que em 2017 ocorreram 1.220 casos da doença. Em relação a chikungunya, 109 casos foram registrados em 2018 contra 348 notificações verificados no mesmo período do ano anterior. Já a zika apresentou uma queda de 277 para 87 notificações de 2017 para 2018.
A Prefeitura atribui a queda nos números a medidas nas áreas da saúde, limpeza pública e meio ambiente, assim como o trabalho de porta a porta e ações educativas com a população.
Segundo o coordenador do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, Pedro Tavares, de janeiro a setembro deste ano foram visitados milhares de imóveis e inspecionados 991 locais mais vulneráveis à criação do Aedes aegypti, como oficinas mecânicas, borracharias, sucatões, ferros velhos, garagens e cemitérios.
Nesses locais a Prefeitura diz que foram realizados serviços de recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos, restos de entulho, de poda e capina domésticos; além de pneus velhos e outros tipos de resíduos que possam se tornar criadouros. Nas inspeções também são utilizados larvicidas em depósitos suscetíveis a proliferação do mosquito.